Yamaha Starbike Forum banner
21 - 27 of 27 Posts
Uma medida extrema é colocar espuma no óleo, ligar a moto e deixá-la funcionar por 2 minutos. Desligar a moto. Pegue um abraçadeira, coloque-a na alavanca da embreagem para mantê-la puxada. Deixe isso durante a noite. Verifique no dia seguinte e veja se ela anda engatada. Não ligue a moto. Se ela andar, drene o óleo, substitua o filtro. Reabasteça com óleo.
Se não andar, tente por mais um dia com a alavanca presa com a abraçadeira. Se não estiver bom. Você precisará desmontar a embreagem para limpá-la. Se você nunca fez isso, tenha tempo e tire muitas fotos. Limpe e remonte. Drene o óleo, substitua o filtro, reabasteça com óleo e saia para um passeio.
 
Outra abordagem seria colocar a bicicleta na 5ª marcha e, sem o motor ligado e a embraiagem não acionada, rolar a bicicleta para a frente e/ou para trás com toda a força possível, na tentativa de descolar os discos da embraiagem. Usar a 5ª em vez da 1ª dará mais força aos seus rolamentos nos discos da embraiagem. Fiz isto recentemente numa dirt bike que esteve parada durante 5 anos.
A 5ª marcha é também uma forma muito mais segura de o fazer com o motor a funcionar. Em vez de fazer a roda patinar, geralmente irá desligar o motor se estiverem tão bloqueados.

Normalmente, se for esse o caso (o motor desliga), há um problema mecânico que impede o desacoplamento da embraiagem ... como o rolamento de esferas em falta debaixo do levantador da embraiagem do último tipo que não sabia melhor e o viu rolar para longe.
 
Outra dica que vi ter algum sucesso é trocar o óleo e o filtro. Amarre a alavanca da embreagem com uma abraçadeira e deixe-a descansar por alguns dias. Apenas certifique-se de que ao trocar o óleo você obtenha óleo específico para um sistema de embreagem úmida.
 
Pode acelerar um pouco o motor e tentar engatar a marcha? Posso estar completamente enganado, mas acho que o seu ralenti está baixo, a sua embraiagem pode estar a patinar um pouco, e quando a engata, simplesmente cala. Tenha cuidado ao fazer isto, pois pode querer arrancar. Eu teria alguns dedos no travão dianteiro. A razão pela qual penso isto é que os interruptores de "segurança" impedem a moto de arrancar, a sua moto arranca, portanto, para mim, isso exclui os interruptores de segurança.
Ou faça isso enquanto estaciona encostado a uma parede! 😉
 
Discussion starter · #25 ·
Falando nisso, essa fiação na foto está pedindo problemas na forma de fusíveis queimados, problemas intermitentes ou um incêndio, no pior dos casos.

Eu tive embreagens travadas em uma moto de peças RD350 que eu tinha e que ficou parada por quem sabe quanto tempo - décadas, eu acho. Meu método de liberá-las seria reprovado pela OSHA, lol.

Pneu dianteiro contra o prédio, pneu traseiro no asfalto, motor a 6k RPM, e deixar a embreagem voar. :D No meu caso funcionou, mas você tem que ter um plano B caso isso não funcione e o pneu traseiro comece a derreter furiosamente em uma nuvem de fumaça. 😁
Sim, a fiação está sendo resolvida, ela será organizada.
 
Discussion starter · #26 ·
Uma medida extrema é colocar espuma do mar no óleo, ligar a moto e deixá-la funcionar por 2 minutos. Desligue a moto. Pegue um abraçadeira, coloque-a na alavanca da embreagem para mantê-la puxada. Deixe isso durante a noite. Verifique no dia seguinte e veja se ela anda engatada. Não ligue a moto. Se ela andar, drene o óleo, substitua o filtro. Reabasteça com óleo.
Se não andar, tente por mais um dia com a alavanca presa com a abraçadeira. Se não ficar bom. Você precisará desmontar a embreagem para limpá-la. Se você nunca fez isso, tenha calma e tire muitas fotos. Limpe e remonte. Drene o óleo, substitua o filtro, reabasteça com óleo e saia para um passeio.
Vou tentar isso se não conseguir soltá-lo engatando a marcha.
 
Vou tentar isto se não conseguir soltá-lo engatando a marcha
Vale a pena tentar, mas pela minha experiência, você precisa de alguma fricção na roda traseira para soltar as embreagens.
 
  • Like
Reactions: MatthewR52
21 - 27 of 27 Posts